Rua Alcides Ricardini Neves, 12 - sala 1310

Segunda - Sexta 07:00- 19:00

Agende seu horário

valtersj@hotmail.com

Se você desperta com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Além de causar um desgaste anormal da superfície dos dentes, o bruxismo deixa os dentes doloridos e pode levar a disfunção temporo-mandibular, que afeta a articulação da mandíbula e a musculatura da mastigação.

Por ser um ato inconsciente, a maioria dos pacientes que sofre de bruxismo só se inteira da sua condição quando o rangido noturno é ouvido por outras pessoas ou durante um exame dentário de rotina, no qual o dentista nota um desgaste excessivo dos dentes e rachaduras no esmalte. Outros sinais e sintomas sugestivos de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.

O dentista é o profissional indicado para fazer um diagnóstico preciso e, se a origem da dor facial for o bruxismo, sugerir o tratamento adequado.

Ao examinar os seus dentes minuciosamente o seu dentista poderá determinar qual é a fonte potencial do seu bruxismo e fazer as seguintes sugestões:

— O uso de aparelhos orais removíveis (placas interoclusais) para dormir. Este aparelho é feito sob medida pelo seu dentista e impede que os dentes superiores se atritem com os dentes inferiores evitando assim o desgaste dos mesmos.

— Técnicas que visam promover o relaxamento muscular e diminuir a tensão cotidiana, aplicar compressas na região dolorida, etc.

— Correção do alinhamento dos dentes de modo a igualar a mordida através da restauração da superfície dos dentes ou aparelhos ortodônticos.

A  Odontologia Berrini oferece avaliação multidisciplinar necessária para os pacientes que sofrem de bruxismo. Uma vez feito o diagnóstico podemos indicar o tratamento ideal para o seu caso.

Quanto mais cedo o bruxismo for diagnosticado e corrigido, problemas mais graves, poderão ser evitados.

Não deixe que esse distúrbio afete a sua qualidade de vida. Marque uma consulta hoje mesmo!