Especialidade que tem por essência o diagnóstico e o tratamento das afecções da polpa e dos canais radiculares, além de suas interações na região periapical dos elementos dentais.
Esse "circuito nervoso" existente nos dentes, abrange a polpa (localizada na porção coronária) e os canais (localizados na porção radicular), e é composto por nervos e vasos sanguíneos.
Se esse circuito é acometido por algum processo inflamatório irreversível, ou ainda, algum processo de origem infecciosa, existe a real necessidade da realização do tratamento endodôntico.
Com a utilização de técnicas corretas, medicações adequadas, e anestésicos indicados, conseguimos fazer com que o tratamento endodôntico não seja motivo de dor ou desconforto ao paciente.
Especialidade extremamente importante, tem como principal objetivo checar as condições de normalidade da cavidade bucal e tecidos peribucais, e diagnosticar qualquer alteração que fuja à normalidade.
Especialidade de imensa responsabilidade, uma vez que trata diretamente de todas as doenças bucais, sendo de extrema necessidade, um absoluto conhecimento das estruturas bucais para possibilidade de um diagnóstico correto e preciso.