Se você desperta com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Além de causar um desgaste anormal da superfície dos dentes, o bruxismo deixa os dentes doloridos e pode levar a disfunção temporo-mandibular, que afeta a articulação da mandíbula e a musculatura da mastigação.
Por ser um ato inconsciente, a maioria dos pacientes que sofre de bruxismo só se inteira da sua condição quando o rangido noturno é ouvido por outras pessoas ou durante um exame dentário de rotina, no qual o dentista nota um desgaste excessivo dos dentes e rachaduras no esmalte. Outros sinais e sintomas sugestivos de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.
O dentista é o profissional indicado para fazer um diagnóstico preciso e, se a origem da dor facial for o bruxismo, sugerir o tratamento adequado.
Ao examinar os seus dentes minuciosamente o seu dentista poderá determinar qual é a fonte potencial do seu bruxismo e fazer as seguintes sugestões:
— O uso de aparelhos orais removíveis (placas interoclusais) para dormir. Este aparelho é feito sob medida pelo seu dentista e impede que os dentes superiores se atritem com os dentes inferiores evitando assim o desgaste dos mesmos.
— Técnicas que visam promover o relaxamento muscular e diminuir a tensão cotidiana, aplicar compressas na região dolorida, etc.
— Correção do alinhamento dos dentes de modo a igualar a mordida através da restauração da superfície dos dentes ou aparelhos ortodônticos.
A Odontologia Berrini oferece avaliação multidisciplinar necessária para os pacientes que sofrem de bruxismo. Uma vez feito o diagnóstico podemos indicar o tratamento ideal para o seu caso.
Quanto mais cedo o bruxismo for diagnosticado e corrigido, problemas mais graves, poderão ser evitados.
Não deixe que esse distúrbio afete a sua qualidade de vida. Marque uma consulta hoje mesmo!